top of page

A remuneração como fator estratégico

A Teoria dos dois Fatores, de Frederick Herzberg, teve como objetivo identificar os fatores que causam a insatisfação dos colaboradores, observando os Fatores Higiênicos e os Fatores Motivacionais. O resultado do seu estudo apresentou que, dentro dos Fatores Motivacionais, a presença da remuneração não é o bastante para que o colaborador se sinta motivado. Entretanto, a ausência da remuneração causa desmotivação.


Agora, analise a remuneração como um fator estratégico.


A remuneração VALORIZA o colaborador, pois estes precisam de uma remuneração que o leve a suprir suas necessidades fisiológicas, de segurança, afetiva, de auto-estima e por fim, alcançar a auto-realização. Além da remuneração, é importante elogiar e reconhecer todo o esforço empregado no dia a dia da organização.


Remunerar um colaborador não significa somente pagá-lo um salário ao final do mês. Remunerar vai muito além desta visão. Oferecer planos de saúde, participação nos resultados, bônus por mérito (quando uma meta é atingida), auxílios em geral e descontos em estabelecimentos, também são formas de remunerar, que proporcionam satisfação e valorização ao colaborador. Com isso, ele executará suas tarefas com mais eficiência e seu desempenho será notável. A organização terá melhores resultados, tais como produtividade, vantagem competitiva e ganho de mercado.


bottom of page