top of page

A utilização das informações geradas pelo sistema de informação contábil como subsídio aos processos

  • Daniela Gama
  • 8 de jun. de 2017
  • 1 min de leitura

O artigo nos traz o relato sobre o uso do sistema de informação contábil aplicado à administração das pequenas empresas. Mostra como essas empresas se utilizam das informações fornecidas de forma sistêmica pela contabilidade, buscando-se aprender sobre a intensidade de tal aplicação, o estilo de administração predominante nessas empresas e como este influencia no grau de utilização de tais informações como ferramenta subsidiadora à tomada de decisões. As constantes mudanças na economia mundial vêm desafiando as Micro e Pequenas Empresas (MPE’S) a adaptar as suas práticas de gestão à nova realidade de mercado.

Essas mudanças estão ocorrendo em diversos campos, como no econômico, financeiro, tecnológico, ambiental, político, social, entre tantos outros, o que exige, das empresas, meios confiáveis de obter informações para atingir os resultados esperados e subsidiá-las no processo de tomada de decisão.

Infelizmente, algumas empresas não utilizam as informações contábeis em sua administração, prejudicando a eficiência das decisões nos seguintes fatores: controle de despesas e receitas, estoques, investimentos, dentre outros.

Existem vários motivos que levam as MPE’S a um descontrole financeiro, destacando-se a falta de conhecimento contábil, pois, em virtude de seu porte e de suas dificuldades para captação de recursos financeiros, os micro e pequenos empresários preferem aplicar os recursos no processo produtivo e deixar em segundo plano o investimento em contabilidade, fazendo o caminho inverso do gerenciamento; e para o empresário ter segurança em suas decisões, deve se apoiar nas informações contábeis, minimizando riscos para se manter no mercado.


 
 
 

Comments


    AGRADECEMOS A VISITA DE TODOS VOCÊS NOSSOS LEITORES. 

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page