top of page

Mas porque investir em ergonomia?


A Ergonomia é basicamente a interação do ser humano com o meio em que ele encontra e situa-se em todos os lugares imagináveis, como por exemplo, no trabalho, ambientes de estudo, de lazer e até mesmo na própria casa. Entretanto o foco presente, é no ambiente de trabalho. Esta contribui na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos colaboradores da empresa. A ausência da prática ergonômica pode afetar as condições psicofisiológicas do trabalhador.

O corpo humano requer cuidados que determinam o melhor desempenho de cada um, em qualquer tipo de trabalho, tanto trabalhos de esforço físico, como produção manual, quanto trabalhos intelectuais em frente ao computador. Todos eles exigem postura correta, descanso e orientação para cada trabalho em particular.

A proteção que a ergonomia oferece beneficia tanto o trabalhador que, trabalhando de maneira correta, não terá problemas de saúde, quanto à empresa que lucrará com o melhor desempenho e motivação do colaborador e consequentemente maior produtividade.

É imprescindível a valorização humana, reconhecendo que o corpo tem limitações, para que o trabalhador se sinta seguro na empresa e a empresa possa contar com o trabalhador.

Assim, a ergonomia busca o conhecimento do homem em seu aspecto físico. Em seguida, elabora um projeto de trabalho para que adequar à capacidade do trabalhador ao trabalho. Ou seja, sua função é adaptar o trabalho ao trabalhador, e não o trabalhador ao trabalho, pois isso seria inviável, já que o assunto a ser tratado está em volta de um ser humano e não de uma máquina.



bottom of page